La Vita Felina

Sofá a prova de GATOS

Muitas pessoas  perguntam sobre tecidos que sejam resistentes as unhas dos gatos.

Os gatos tem como costume afiar suas unhas, e adoram usar os sofás para isso, mas com alguma precaução podemos evitar, ou dificultar a vida do bichano e preservar os nossos estofados.

Essa paixão dos felinos pelos sofás não existe à toa, acontece devido a necessidade deles em afiar as unhas, e o sofá apresenta as condições ideais, pois na maioria dos casos, o tecido segura (ou enrosca) a unha do animal e com isso, facilita o processo de afiação; portanto quanto mais enroscar as unhas do gato, mais atraente é o tecido! (foto: tecido rústico / trama muito definida e aberta)

A solução para este caso? Tecido que não sejam fáceis de enroscar as unhas, ou seja, com a trama bem fechada.

Ok, isso parece a solução milagrosa, mas existem outros fatores além de uma simples trama! Não adianta escolher um tecido com a trama fechada mas que tenha algum acabamento que possa ser danificado, porque por mais que o tecido não seja o ideal para seu gato afiar as unhas, ele vai acabar mais dia ou menos dia usando seu sofá para fazer uns testes, e se o tecido não resistir quando for solicitado, o resultado será desastroso!

Fiz um levantamento dos piores tecidos para quem tem gatos em casa, e aqui vão eles, todos tecidos com uma trama mais aberta, ideal para o gato afiar as unhas: Chenille, Jacquard, Rústicos, Linhão,  e tecidos a base de Juta.

Entre os tecidos com a trama fechada devem ser descartados os Linhos, Sedas e Veludos, pois um simples fio puxado pode destruir a trama do tecido e causar um desastre.

Outro material que não recomendo são os couro sintéticos (couros ecológicos, couvins e corinos), aliás muitos oferecem este material como opção “anti-gato”, mas digo que é puro mito e uma grande roubada, pois os couros sintéticos não tem resistência nenhuma aos arranhões, podendo facilmente riscar; isso mesmo “riscar”; eles tem um acabamento em sua película superior que podem facilmente serem riscados, e isso é um dano irreversível ao material. Mesmo não sendo a melhor opção, ainda é mais indicado que os outros tecidos que citei acima .(na foto abaixo sofá em corino).

Apenas três grupos de tecidos passaram na prova dos gatos, vou abaixo falar de cada um dos três, começando do menos recomendado até o campeão, considerado o tecido mais resistente aos gatos!

Medalha de bronze, ficando com o terceiro lugar; as sarjas, lonas, lonitas e os brins (jeans)! Estes tecidos não tem a trama totalmente fechada, mas são bem resistentes, e irão oferecer bastante dificuldade para o felino conseguir desfiar ou danificar o tecido! Ele pode até fincar suas unhas, mas não terá muito sucesso na destruição do material. Mesmo que eles consigam danificar, estes materiais não irão aparentar tanto os danos e você conseguirá ter seu sofá apresentável por um bom período; mas com o tempo, se o gato constantemente afiar suas unhas no tecido, inevitavelmente acabará estragando o material; a boa notícia é que isso levará um bom tempo.

Medalha de prata, ficando com o segundo lugar; a Suede ou Ultrasuede! Este tecido além de ter sua trama muito fechada, tem no seu processo de fabricação, um desgaste natural, que o torna já desfiado por natureza. Por sua trama ser bem fechada, as unhas dos gatos tem muita dificuldade de penetração e portanto torna o tecido não muito atraente para os gatos, somado a isso, se o gato tiver exito em sua empreitada e conseguir danificar o tecido, provavelmente o dano ficará invisível aos seus olhos, pois o tecido consegue esconder com perfeição os danos causados pelos gatos. A má notícia é que provavelmente após um longo período, o gato consiga ter sucesso no processo de destruição, mas isso se ele não desistir antes, porque o tecido realmente não é atraente para o bichano. (na foto abaixo: sofá em suede)

Medalha de ouro, o campeão, considerado o melhor tecido anti-gato é o Acquablock da Karsten! Eu já indicava este tecido contra arranhões de gatos, e agora com mais certeza posso garantir que é mesmo o tecido mais resistente quando o assunto for felinos com vontade de afiar suas unhas! O Acquablock tem uma trama muito fechada, e devido ao tratamento que recebe para o tornar impermeável praticamente fecha qualquer brecha em sua trama, sendo assim, o tecido acaba se tornando praticamente impenetrável às unhas dos gatos, um verdadeiro terror aos bichanos, que tendem a desistir de investir contra um material que não serve para afiar suas garras. A única contra-indicação do Acquablock é que é um tecido não tão macio e confortável quanto a Suede e a Sarja, mas se isso for a solução para ter seu gatinho em casa e também ter um sofá inteiro e apresentável, vale a pena investir no revestimento com este material! Outro cuidado necessário, é optar por cores claras do acquablock, no máximo um bege escuro, pois quando arranhado, pode deixar marcar na resina, assim com acontece com os couros sintéticos, mas de resto pode apostar sem medo! (abaixo, foto do sofá em Acquablock )

By: Armazem Tecidos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *