Benvenuto

Provença na França

Não é difícil gostar do Sul da França e querer voltar várias vezes sem contar à região da Provença. Para variar, nada melhor que conhecer alguns recantos que permitem fugir à azáfama da costa e regalar os olhos em lugares bonitos, que ainda mantêm um lado selvagem e rústico.

Provença é uma região localizada no sudeste da França, que vai desde os Alpes até a Costa do Mediterrâneo. Ela inclui Cote d’Azur, nome dado à parte costeira da província. Cheia de cores, cheiros e paisagens, Provença é um lugar especialmente interessante para o turismo, por oferecer cidades, passeios e diversões diversas.

A região encanta a todos que a visita, e encanta de várias formas. Guardiã de cidades históricas como Arles e Avignon, ou de antigas vilas de pescadores e, atualmente, grandes pólos turísticos com praias exuberantes, como Saint Tropez e Toulon, Provença agrada os ricos e famosos, agrada os amantes da natureza e aos curiosos e estudiosos da história da humanidade. As famosas Nice, Mônaco, Marselha e Cannes também ficam em suas terras.

É em Provença também que encontramos o Gorges du Verdon, um desfiladeiro de quilômetros e quilômetros de extensão, uma das mais belas paisagens européias. Aqui os cafés parecem ser mais agradáveis, os restaurantes mais saborosos e os bares mais animados. As cores de Provença parecem dar um pouco mais de vida a tudo.

Se é verdade que a natureza molda os caracteres, também estes costumam moldar a paisagem a seu gosto. Na Provença, a uma natureza sem sobressaltos, onde um céu quase sempre azul pontifica sobre um relevo harmonioso, sem mais dramatismos que não seja o despontar de uma fraga cinzenta numa seara, corresponde uma presença humana igualmente discreta e sem grandes surpresas. Mas há pequenas surpresas: rios antigos que cavaram gargantas na rocha arenosa, colinas avermelhadas de ocre, aldeias feitas da mesma pedra e da mesma cor do chão de onde se levantam, construídas em lugares inexpugnáveis. E também a surpresa da água, que brota em nascentes ocultas, ou entra, salgada, pela terra dentro em canais estreitos, misturando ao verde seco do maquis o azul intenso do Mediterrâneo. Podemos começar a descoberta pela costa. Marselha, por exemplo, para que o contraste da grande cidade com estes lugares, dos mais belos do Sul de França, realce ainda mais a pacatez e a rusticidade do interior da Provença. Da praia para o campo e numa área relativamente pequena, passamos por alguns destinos menos conhecidos dos portugueses, mas que mantêm ainda um charme de outros tempos, aliado a uma beleza natural igualmente bem preservada.

2 Comentários

  • Katelyn

    You’re so cool! I do not think I’ve read through sohimteng like this before. So nice to find another person with some unique thoughts on this subject matter. Really.. many thanks for starting this up. This website is sohimteng that’s needed on the internet, someone with a little originality!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *