La Vita Felina

Os Bigodes do Gato

O aguçado tato do gato se manifesta em muitas áreas, incluindo seus grandes bigodes sensoriais (chamados tecnicamente de vibrissas). Eles são grossos e, em alguns casos, mais de duas vezes mais grossos que a pelagem exterior do gato.

Crescem de folículos implantados no tecido do lábio superior do gato, a uma profundidade três vezes maior que os demais pelos e contam com uma massa de terminações nervosas. O mínimo movimento do bigode estimula essas terminações nervosas e gerencia informações acerca dos arredores imediatos do gato.

Os bigodes servem como detectores de vento, o qual, juntamente com o sentido do olfato do gato, contribui para a rápida percepção da origem dos cheiros. Isso pode ser observado quando um gato que está investigando sacode os seus bigodes enquanto fareja, ao mesmo tempo em que investiga.

Os bigodes também contribuem para a proteção dos olhos dos gatos. Um ramo ou uma folha tocará os bigodes do gato antes de entrar no olho, e desencadeará uma piscada protetora. Os bigodes caem periodicamente e são substituídos por outros. A perda dos bigodes pode afetar os movimentos do gato, e a orientação de seus arredores. Nunca corte esses bigodes. By: Cat Chow

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *