Storie di Passione

Nuvens Raras…

Quem nunca brincou de olhar nuvens no céu e procurar desenhos???? Eis aqui alguns tipos de nuvens raras que se um dia vê-las no céu podes considerar-te um privilegiado!

Mammatus

A formação das nuvens Mammatus é rara e na maioria das vezes está associada à formação de nuvens do tipo cumulonimbus, mas também podem ocorrer na alta atmosfera associadas a stratocumulus, altocumulus, altostratus, cirrus e cirrocumulus. Também podem ocorrer em “trilhas de condensação” (nuvens artificiais provocadas por aviões) e em nuvens de poeira vulcânicas. Nuvens do tipo Mammatus, quando associadas a um cumulonimbus são indicadoras de tempo severo, mas em muitos casos indica que a tempestade está perdendo força.
Mammatus (também referenciado por mamma ou mammatocumulus) é um termo da meteorologia aplicado ao padrão de “bolsas” que se formam na base de uma nuvem. O termo “mammatus” deriva do mamma, devido à associação ao formato demamas ou seios.
Outra teoria bastante difundida é a de que as nuvens mammatus são compostas de gelo ou água de hidrometeoros, a constituição das nuvens mammatus apresentam-se lisas, controlada por escalas temporais e espaciais e aparentemente a organização das mammatus é individual.

Nuvem Lenticular

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *