Benvenuto

MC Café

Hoje, aproveitamos para tomar nosso café da manhã no Mc Café, um delicioso Cappuccino de Chocolate, acompanhado de Macarons e Muffins de laranja e maçã com canela. Durante o café leitura de revistas elegantemente dispostas em Capas Personalizadas… Adorei…
Quem não gosta de um café ou chá depois das refeições? E de um brownie quentinho com chocolate quente no meio da tarde? Tudo sempre fresquinho, gostoso e sem perder tempo. O McCAFÉ é o lugar ideal para um breve relax no dia a dia agitado de hoje. Além do conforto e do atendimento especial, é oferecida toda a conveniência da tecnologia sem fio e acesso à informação por meio de jornais e revistas, o que torna mais especial o hábito de tomar um gostoso café expresso.
A história
No começo da década de 90, a rede de alimentação rápida McDonald’s começou a perceber que em muitos países, o hábito de tomar café expresso em cafeterias, com ambientes aconchegantes, estava se tornando uma nova experiência, acompanhada de tantos outros produtos deliciosos. Foi então que o colosso americano resolveu ingressar neste lucrativo segmento de mercado por uma razão muito forte: as margens de lucros com cafés e derivados são maiores do que as obtidas com os sanduíches. O conceito do McCAFÉ foi criado em 1993 do outro lado do mundo, na cidade de Melbourne, na Austrália, com a proposta de oferecer aos consumidores habituais novos produtos e serviços no ambiente dos restaurantes da rede de alimentação rápida McDonald’s, valorizando ainda mais a experiência dos consumidores no local.
Inspirado nos tradicionais cafés europeus (lembrando um bistrô) era um ambiente diferenciado, moderno e acolhedor, com decoração arrojada, que pretendia atrair um público mais velho que o dos restaurantes tradicionais da rede. Ocupava áreas anexas aos restaurantes, mas com identidade própria. Além de cafés quentes e gelados, sodas italianas, chás, chocolates, oferecia um cardápio requintado e com opções variadas a qualquer hora do dia como croissants, sobremesas, deliciosos brownies e salgados. Em 1995 a empresa começou a testar o novo conceito em alguns países da Europa como Portugal.
No Brasil, o primeiro McCAFÉ foi inaugurado em São Paulo, na Avenida Paulista, em agosto de 2000. Em uma década de Brasil as unidades passaram de três para mais de 60, comprovando o enorme sucesso das cafeterias no mercado brasileiro. Somente em 2001 este conceito foi implantado nos Estados Unidos, inaugurando a primeira loja no dia 21 de maio na cidade de Chicago, estado de Illinois. Apesar de o mercado americano ser o maior para a rede, as unidades do McCAFÉ, mais de 400, tem encontrado incrível dificuldade para se firmar no país em virtude da agressiva concorrência da rede Starbucks. No ano seguinte, em 2002, o McCAFÉ já estava presente em 13 países, e, em 2003, contava com mais de 600 lojas espalhadas pelo mundo.
Nos anos seguintes outras unidades foram sendo inauguradas, e muitos países ganharam a novidade. O cardápio também foi renovado com novas delícias, muitas delas sazonais. Em 2007, a rede ingressou no cobiçado mercado japonês, e, no ano seguinte, inaugurou sua primeira unidade na África do Sul. Em 2009, a rede McDonald’s inseriu em seu cardápio nos Estados Unidos a linha de cafés e derivados McCAFÉ (incluindo lattes, cappuccinos e mochas), atestando assim o sucesso da marca. Recentemente, no Brasil, a rede começou a experimentar um novo formato de loja chamada McCAFÉ EXPRESSO, que oferece alguns dos principais produtos do requintado cardápio do McCAFÉ, em espaços reduzidos, mas com a mesma qualidade e atendimento de primeira. Apesar da dificuldade encontrada no mercado americano, o sucesso pelo mundo foi tanto que atualmente o McCAFÉ é a segunda maior rede de cafeterias do planeta.
As lojas
Todas as suas lojas com ambiente moderno, acolhedor e intimista são localizadas em áreas anexas aos restaurantes da rede McDonald’s. As unidades são freqüentadas por um público bastante amplo, desde mulheres que queiram se reunir com amigas, famílias e executivos que utilizam a cafeteria para pequenas reuniões, para acessar internet sem fio – disponível em quase todas as lojas da rede. Muitas unidades ainda oferecem acesso sem fio gratuito à Internet e jornais e revistas para uma leitura relaxante enquanto os clientes degustam os produtos. A decoração é o posto da rede de alimentação rápida: tons pastel, iluminação indireta e móveis de madeira passam uma sensação de tranqüilidade.
O cardápio do McCAFÉ, além do café tipo gourmet, produzido com 100% grãos do tipo arábico, considerado um dos mais nobres do mundo, e das bebidas compostas a partir do produto, como cappuccinos, café gelados e frappés, é composto por uma variedade de itens preparados com exclusividade, com opções de bebidas, salgados (tortas e croissants), doces (cheesecake, brownies, muffins e cookies) e bebidas geladas (Sodas Italianas e smoothies). O cardápio brasileiro conta com algumas exclusividades como o pão de queijo, as bebidas quentes Chocolachic e Submarino (bebida quente com barra de chocolate meio amargo derretido), muffins de fubá com recheio de goiabada e os doces Cone de Iogurte com Frutas, Cone de Gianduia, Tiramissu e Quadrado de Maracujá.
A evolução visual
A identidade visual da marca ao longo dos anos passou por pequenas alterações, imperceptíveis aos olhos de consumidores mais desatentos.
Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 1993
● Criador: McDonald’s Corporation
● Sede mundial: Oak Brook, Illinois
● Proprietário da marca: McDonald’s Corporation
● Capital aberto: Não
● CEO: Jim Skinner
● Presidente: Donald Thompson
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: 2.400
● Presença global: 34 países
● Presença no Brasil: Sim (62 lojas)
● Maiores mercados: Estados Unidos, Alemanha e Portugal
● Funcionários: 13.000
● Segmento: Cafeterias
● Principais produtos: Cafés e derivados, bolos, refrescos
● Slogan: McCafé Your Day.
● Website: www.mcdonalds.comA marca no mundo
Atualmente são 2.400 cafeterias espalhadas por mais de 34 países em todos os continentes. Na América Latina são mais de 300 unidades, distribuídas na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai, Venezuela, Costa Rica, Panamá e México, e na Europa mais de 600, principalmente na Alemanha e Portugal.Você sabia?
● O lucro de cada unidade McCAFÉ, segunda maior rede de cafeterias do mundo, é geralmente 15% maior que os das lojas tradicionais da rede.
● Na Tasmânia existe um McCAFÉ instalado em todas as lojas Mcdonald’s.By:  Informações retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *