La Vita Felina

GATOS X ALERGIAS

Pessoas que convivem com gatos desenvolvem menos alergias e podem até ter menos chances de ter asma.

Não é novidade ouvirmos por aí  que gatos transmitem doenças. Ou aquela pessoa que garante que gatos não podem conviver com mulheres grávidas e em com crianças. Pois bem, foi provado que expor crianças ao convívio com os bichanos diminui 50% o risco de alergias na idade adulta.

Um estudo realizado nos Estados Unidos em uma clínica especializada em alergias, a Clinical & Experimental Alergy, comprovou que crianças que convivem com gatos no primeiro ano de vida mostraram ser 50% menos sensíveis a animais, comparando a quem nunca teve bichos de estimação. A causa da maioria das alergias está relacionada a proteínas presentes nos flocos de pele e na saliva deles, provocando coceira no corpo, irritação nos olhos e espirros. De acordo com o estudo, conviver com gatos desde criança não aumenta os riscos de desenvolver alergia aos bichanos, mas diminui. O pior é se a pessoa só tiver contato com eles quando adulto, aí sim a sensibilidade será muito maior.

Apesar de alguns especialistas ainda não se convencerem com os estudos, outros afirmam que a convivência com os gatos pode colaborar na prevenção. 40% dos doentes de asma são afetados pela alergia aos gatos, mas, segundo alguns cientistas, uma criança, que convive com eles desde cedo tem menos chances de ser asmática. Ao contrário dos famosos ácaros que quanto mais tiver em casa, mais chances de adquirir uma alergia você vai ter, o gato seria o oposto, quanto maior a convivência , maior a imunidade a alergias que podem ser transmitidas por eles. O assunto é bem controverso. Ao mesmo tempo em que aparecem pesquisas revelando que a convivência ajuda, surgem outras pesquisas que indicam que atrapalha. O fato mesmo é que quem ama, vai ter e qualquer forma.

Essa linda música da Adriana Calcanhoto vem a calhar para encerrar lindamente esse Post, não deixem de ouvi-la eu me apaixonei por ela:

By: Revista CBG (Clube Brasileiro do Gato); Imagens: Google imagens

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *