La Vita Felina

Gatinhos e a mania de enterrar a comida…

Em casa a Safira é uma “enterradora” nata de potinho… Sempre desejei entender esse comportamento, pesquisando descobri o motivo e resolvi dividir com vocês aqui no Blog. 

Quem explica é a Psicovet Dra. Daniela Ramos, mestre e doutora em comportamento animal.

Alguns gatos apresentam um comportamento muito interessante: raspam o chão em torno de seus potes de comida como se desejassem cobri-los. Será que esses gatos detestam tanto as suas comidas ao ponto de querer enterrá-las?

De fato, muitas pessoas atribuem esse comportamento a uma declaração explicita de insatisfação com o alimento, quase como se o felino dissesse: “esse alimento é tão ruim que o enterrarei assim como faço com as minhas fezes!”. Entretanto, é comum observarmos a “cobertura” de uma variedade de alimentos, inclusive alguns que o bichano parece realmente gostar. Alimentam-se de uma pequena porção e em seguida simulam o enterramento do resto!

Diversas são as hipóteses que tentam explicar este comportamento; uma delas é a de que enterrando restos (ou excessos) alimentares diminui-se a atratividade de seu território, assim protegendo-o de predadores. Ainda que não hajam predadores nos atuais domicílios, o comportamento persiste já que pode ter sido crucial para os ancestrais felinos que habitavam territórios muito menos seguros.

Conheça Zé (proprietária: Mariana Henke), um “enterrador” nato de potinhos de comida!

By: Dra Daniela Ramos Psicovet.

4 Comentários

  • gabriel nunes silveira

    tenho notado que a minha gata simula enterrar a comida quando ela não gosta. sempre que coloco remedio de verme na comida é bastante difícil pra ela comer e sempre simula enterrar.

    • FeKzar

      FeKzar

      Olá Gabriel, os meus tb fazem isso, é instinto nada preocupante. Gatos tem faro muito aguçado e não vão comer ou beber água com remédio, escolha outra forma de dar o vermífugo. Aqui em casa uso um que passa na nuca deles, sem stress pra mim e pra eles!

    • Silvana

      Minha julieta vive fazendo isso. Pensei que fosse sujeira…então sempre lavo os potinhos e passo pano no chão pra ela ñ achar sujo…ela come e depois faz que vai enterrar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *