Vita Zen

Formas de Usar as Essências…

Formas de utilização dos Óleos Essenciais e Vegetais…

Aromatizando Ambientes…

Os Óleos Essenciais (OE’s) são substâncias orgânicas altamente voláteis. Por esta razão, sua dispersão no ambiente ocorre em segundos, apresentando efeito instantâneo.

Quando presentes no ar, estas moléculas, através da inspiração, serão absorvidas pelos pulmões chegando até a corrente sanguínea. Dessa forma, os óleos essenciais aliviam eficazmente bronquite, resfriados, sinusite, dor de cabeça, combatem infecções, etc…

A aromatização ambiental é um excelente método de desinfecção de áreas contaminadas por vírus, bactérias e fungos. Por exemplo: banheiros, ambientes para fumantes, quartos de doentes, locais de trabalho e locais públicos.

Ao serem inaladas, as moléculas aromáticas também chegam, via células olfatórias, ao sistema límbico – nosso cérebro emocional. Produzem então respostas como relaxamento, combatem insônia, ansiedade, estimulam a concentração e revitalizam. Desta forma, o uso dos OE’s são ideais para tratar problemas emocionais e proporcionar equilíbrio e bem estar ao ambiente.

Isso nos leva à conclusão de que o difusor aromático é uma das maneiras mais fáceis e agradáveis de se beneficiar dos Óleos Essenciais.

A seguir alguns métodos de aromatização ambiental:

Rechaud a vela e elétricoSpray

Aromatização ambiental na refrigeração central.

Banho de Imersão Aromático…

Óleos Essenciais não se diluem em água, por isso, se forem adicionados à água da banheira ou ofurô diretamente, ficarão flutuando na superfície em pequenos circulos, podendo ocasionar ardência em áreas mais sensíveis do corpo.

Mas ao serem diluídos em sais de banho ou leite em pó, você experimentará um excelente banho relaxante e perfumado.

 Banho Relaxante: dissolva três colheres de leite em pó em um copo d’água. Após a diluição, adicione 7 gotas de OE de lavanda, 7 gotas de OE de laranja e 7 gotas de OE de gerânio. Despeje o conteúdo do copo na banheira ou ofurô e seu banho está pronto. Relaxe e curta seu banho!

 Banho Estimulante: dissolva três colheres de leite em pó em um copo d’água. Após a diluição, adicione 10 gotas de OE de cipreste, 6 gotas de OE de alecrim qt. cineol, 3 gotas de OE de limão e 3 gotas de OE de gengibre. Despeje o conteúdo do copo na banheira ou ofurô e seu banho está pronto. Relaxe por alguns minutos e sinta sua energia revitalizada!

Banho Refrescante: dissolva três colheres de leite em pó em um copo d’água. Após a diluição, adicione 6 gotas de OE de may shang, 6 gotas de OE de ylang-ylang, 3 gotas de OE de hortelã pimenta e 3 gotas de OE de sálvia. Despeje o conteúdo do copo na banheira ou ofurô e seu banho está pronto. Relaxe por alguns minutos e sinta como o frescor dos aromas da natureza podem animar seu humor!

 Banho Relaxante para crianças acima de 2 anos de idade: dissolva três colheres de leite em pó em um copo d’água. Após a diluição adicione 12 gotas de OE de lavanda. Permita que a criança sinta a agradável sensação de ser cuidada, amada e perfumada pelo suave aroma da lavanda!

Bochecho…

Os bochechos auxiliam a assepsia bucal, tratam o mau hálito, abcessos, retração de gengivas e inflamações nos dentes.

Bochechos: pingue 1 gota de OE de cravo, 1 gota de OE de tea tree e 1 gota de OE de copaíba destilada em um copo de água morna e bocheche. Não engula.

Escalda pés…

O escalda pés é um método que equilibra o sistema nervoso, acalma a mente e a tensão nervosa ativando a circulação.
A temperatura ideal para o escalda pés é de 35°C.

Escalda pés para pés e pernas cansados: dissolva três colheres de sal grosso em um copo de água morna e adicione a ele 5 gotas de OE de alecrim qt. cineol, 5 gotas de OE de cipreste, 3 gotas de OE de cravo e 2 gotas de OE de gengibre. Despeje o conteúdo do copo em um balde ou ofurô para pés. Para um melhor resultado, a água deverá cobrir até a metade de suas canelas. By: terra-flor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *