La Vita Felina

Expo Gatos 2013 – Entendendo as Regras das Exposições

Regras das exposições

Os gatos concorrem em exposições divididos por CATEGORIASCLASSES e GRUPOS.

Categorias

1 – Pêlo Longo
2 – Pêlo Semi-Longo (todos os Bosques da Noruega competem aqui)
3 – Pêlo Curto
4 – Siameses e Orientais
5 – Domésticos

Grupos de cor

1 – Pretos e Azuis sólidos
2 – Pretos e Azuis sólidos com Branco
3 – Pretos e Azuis Tabbies
4 – Pretos e Azuis Tabbies com Branco
5 – Tartarugas Pretas ou Azuis Sólidas ou Tabbies e Vermelhos
6 – Tartarugas Pretas ou Azuis Sólidas ou Tabbies e Vermelhos com Branco
7 – Silvers e Smokes
8 – Silvers e Smokes com Branco
9 – Brancos

Dentro de cada grupo, o gato concorre por um título ou, na ausência deste (jovens e juniores) por ser o melhor da classe. Os títulos são conseguidos em várias exposições dependendo dos resultados e dos pontos acumulados. Para se chegar a Campeão Supremo (SC) é necessário subir vários degraus desde a base, a Classe Aberta. No entanto, os jovens dos três aos dez meses não podem aspirar a títulos, mas sim apenas a prêmios relativos a cada exposição: Melhor da Variedade e Best in Show.

Classes

Classe 12 – Jovens
Gatos dos três aos seis meses

Classe 11 – Júniores
Gatos dos seis aos dez meses

Classe 10 – Neutros
Machos e fêmeas castrados, aspirantes ao título de Premior.
(São necessários três Certificados de Aptidão a Premior de Beleza (CAP); Os juízes podem não entregar o CAP a um gato se entender que apesar de ser o melhor da classe não reúne as condições necessárias para ostentar o título)

Classe 09 – Aberta – aspirantes a Campeão Nacional
(São necessários três Certificados de Aptidão a Campeão (CAC), entregues com um Excelente 1 por três juízes diferentes;
os juízes podem não entregar o CAC a um gato se entender que apesar de ser o melhor da classe não reúne as condições necessárias para ser campeão)

Classe 08 – Premior 
(semelhante à Classe 07, mas para castrados)


Classe 07 – Campeão

Os gatos campeões nacionais competem pelo título de Campeão Internacional
(São necessários três Certificados de Aptidão a Campeão Internacional (CACIB), entregues com um Excelente 1 por três juízes diferentes e em dois países diferentes)

Classe 06 – Premior Internacional
(semelhante à Classe 05, mas para castrados)

Classe 05 – Campeão Internacional
Os gatos campeões internacionais competem pelo título de Grande Campeão Internacional
(São necessários seis Certificados de Aptidão a Grande Campeão Internacional (CAGCIB), entregues com um
Excelente 1 por três juízes diferentes e em três países diferentes ou no caso português:

sete Certificados de Aptidão a Grande Campeão Internacional (CAGCIB), entregues com um Excelente 1 por três juízes diferentes e em dois países diferentes)

Classe 04 – Grande Premior Internacional
(semelhante à Classe 03, mas para castrados)

Classe 03 – Grande Campeão Internacional
Os gatos Grandes Campeões Internacionais competem pelo título de Campeão da Europa
(São necessários nove Certificados de Aptidão a Campeão da Europa (CACE), entregues com um Excelente 1 por três juízes diferentes e em três países diferentes

ou no caso português:

nove Certificados de Aptidão a Campeão da Europa (CACE), entregues com um Excelente 1 por seis juízes diferentes
e em dois países diferentes)

Classe 02 – Premior da Europa

(semelhante à Classe 01, mas para castrados)

Classe 01 – Campeão da Europa

Os gatos Campeões da Europa podem obter um Prémio de Honra (PH), o título de Melhor da Variedade
ou a Nomeação para Melhor Gato da Exposição (Best in Show)

Melhor da Variedade (Best in Variety)

À margem das várias Classes disputa-se o prêmio de Melhor da Variedade, ou seja, no melhor de cada Cor (Grupo). Todos os gatos de cada grupo, incluindo juniores e jovens, competem pelo prêmio. Todos os gatos do mesmo grupo têm, por isso, de ser julgados pelo mesmo juiz.

Nomeações e Best in Show

Para competir pelo prêmio mais apetecido, o de Best in Show (Melhor da Exposição), cada Exc. 1 de cada juiz tem de passar pelas nomeações.

O juiz reúne à sua volta todos os gatos adultos (machos contra machos, fêmeas contra fêmeas), juniores e jovens (em grupos diferentes) de determinada CATEGORIA (pêlo longo, semi-longo…) que avaliou e escolhe o melhor. É a primeira vez que gatos de raças diferentes entram em confronto na exposição, a seguinte será precisamente no Best in Show.

É nesta altura que o Bosque da Noruega enfrenta os seus colegas de pêlo semi-longo, como os Maine Coon, Ragdoll e Sagrados da Birmânia.

Os gatos de cada CATEGORIA nomeados pelos juizes presentes para o Best in Show competem pelo título de BEST IN SHOW e BEST OPPOSITE SEX (Melhor Sexo Oposto). Os quatro BEST IN SHOW (pêlo longo, semi-longo, curto e siameses e orientais competem no final pelo título de BEST OF THE BEST.

Exemplo prático

Um gatinho bebé Shadow Eyes de cinco meses preto tabby blotched concorre na classe de jovens, ou seja na classe de três a seis meses. O Grupo III, dos pretos ou azuis tabby sem branco, calhou na mesa da juiza x, que tem ainda os grupos V e VII de bosques da noruega. Na sua mesa, vão ser julgados ainda outras raças do pêlo semi-longo além dos bosques da noruega como Maine Coon, Ragdoll e Sagrados da Birmânia.

Os gatos estão alinhados por classe (ou seja, o título a que aspiram) e por grupo de cor. Assim, quando chega a vez do grupo III vêm à mesa por ordem o gato adulto que aspira a campeão supremo, três gatos que aspiram a grande campeão internacional, mais dois a campeão internacional e quatro a campeão. Estão ainda presentes dois gatos 6-10 meses e o nosso Shadow Eyes concorre com outro gatinho 3 a 6 meses do mesmo grupo de cor (estamos sempre a falar de Grupo III de cor nesta fase).

O aspirante a campeão supremo ganha o seu CACS e fica numa jaula atrás da juiza. Os três aspirantes a grande campeão internacional concorrem entre si pelo CAGCIB em disputa, os outros dois são eliminados da exposição com um Exc. 2 e um Exc.3. O vencedor fica noutra jaula atrás da juiza. Chega a vez dos aspirantes a campeão internacional: um ganha o CACIB e fica, e o outro é eliminado com Exc. 2. Os últimos adultos são os concorrentes a campeão. Os quatro concorrem entre si pelo CAC e o vencedor permanece noutra jaula. Os restantes são eliminados com Exc. 2, Exc, 3 e Exc. 4. Ficámos com 4 gatos adultos, mas ainda faltam os bebés. Nos 6-10 meses, um será Exc.1 e o outro eliminado com Exc.2 e o mesmo acontece na nossa classe. Se correr bem, conseguimos o Exc. 1 e o outro gatinho é eliminado com Exc. 2.

Temos seis gatos à volta da juiza e é altura de escolher o Melhor da Variedade, ou seja o melhor do grupo de cor, e esta é a única vez que jovens e juniores defrontam adultos em toda a exposição. A juiza pode, no entanto, achar que deve atribuir um Melhor da Variedade para adultos e outros para juniores e jovens. Pode fazê-lo dessa forma ou atribuir um Melhor da Variedade Total, que opõe então jovens e adultos. Sai desta competição o Melhor da Variedade, mas é também nesta altura que a juiza escolhe deste grupo de cor os que continuam para a nomeação para Best in Show.

Se o Melhor da Variedade for um adulto está escolhido automaticamente para a nomeação, eliminando todos os outros adultos que ainda estavam em prova. Se for um jovem, será designado nessa altura o melhor adulto ainda em prova. Perdendo ou não a variedade, o nosso jovem de 3-6 meses e o júnior de 6-10 voltarão mais tarde para a nomeação.

A juiza tem agora de fazer o mesmo processo para os outros grupos de cor de bosques que lhe calharam (neste exemplo escolhemos o V e o VII), bem com todos os grupos de cor que lhe pertencem das outras raças de pêlo semi-longo: Maine Coon, Sagrados da Birmânia e Ragdolls.

O nosso gato descansa na jaula até que a juiza termina a categoria de pêlo semi-longo e chama todos os bebés com Exc.1 que viu dessa categoria de (recorde-se) bosques da noruega grupos V e VII e dos outros grupos de cor vistos de outras raças., Todos vão competir entre si. O melhor gato 3-6 meses será nomeado para Best in Show. Os outros são eliminados.

No Best in Show, poderá encontrar-se o nosso gatinho Shadow Eyes e mais outros dois 3-6 meses, que foram nomeados pelos outros dois juizes presentes na Exposição. O melhor será eleito Best in Show jovem. O mesmo acontece com machos e fêmeas adultos, juniores de 6-10 meses e machos e fêmeas neutros de pêlo semi-longo. Com a entrega de prémios nas outras categorias de pêlo curto, pêlo longo, orientais e domésticos é encerrada a exposição.

By: Shadow Eyes – Bosques da Noruega

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *