Vita Zen

Chocolate pode ajudar a Emagrecer!

Consumo moderado e frequente de chocolate ‘pode ajudar a emagrecer’

Segundo o estudo publicado no Archives of Internal Medicine, apesar de o chocolate ser um alimento em geral bastante calórico, ele contém ingredientes que favorecem a perda de peso.

O chocolate já foi considerado um vilão das dietas. No entanto, o consumo moderado e regular do alimento pode contribuir para o emagrecimento, é o que indica um estudo recente da Universidade da Califórnia em San Diego (EUA), divulgado pela BBC Brasil.
A pesquisa foi realizada em 1.081 pessoas de 20 a 85 anos (não portadores de doenças cardiovasculares ou diabetes) e observou suas dietas, ingestão de calorias e Índice de Massa Corporal (IMC), que mede obesidade.
De acordo com informações da BBC, o estudo publicado no Archives of Internal Medicine, afirma que, apesar de o chocolate ser um alimento em geral bastante calórico, ele contém ingredientes que favorecem a perda de peso, em vez do acúmulo de gordura. Por isso, o alimento pode ajudar na redução do IMC.
“O chocolate mostrou (ter) associações metabólicas favoráveis com pressão sanguínea, sensibilidade a insulina (hormônio que promove a absorção de glicose pelas células) e nível de colesterol”, diz a pesquisa. “É rico em antioxidantes que podem contribuir para a sensibilidade à insulina e pressão sanguínea.”
O elo foi encontrado mesmo levando-se em conta outros fatores, como a quantidade de exercício físico praticada pelos indivíduos estudados.
Mas há uma ressalva: “como o chocolate contém calorias, há preocupações quanto a sua ingestão”, prossegue o estudo.
Aparentemente, o mais importante é a frequência com que o chocolate é consumido, e não a sua quantidade. Sendo assim, aponta a pesquisa, “a hipótese é de que os benefícios do consumo moderado e frequente pode ajudar na redução da deposição de gordura, potencialmente contrabalanceando as calorias adicionadas”.
Consumo sem exagero
O doce, em especial do tipo meio amargo, contém antioxidantes que podem ajudar a limpar radicais livres – químicos instáveis que podem danificar as células do corpo humano.
Mas antes que você agarre sua barra de chocolate, lembre-se de que ainda há perguntas a serem respondidas. E, na ausência de evidências conclusivas, os especialistas sugerem cautela.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *