Vita Zen

Chá de Gengibre

Porque é bom:

Reduz o apetite, ajuda na digestão, reduz a formação de gases, o que evita a sensação de barriga inchada e volumosa.

É termogênico e anti-inflamatório, ou seja, estimula o metabolismo a queimar mais calorias e ajuda a reduzir a produção de substâncias inflamatórias que quando em excesso dificultam a quebra das células de gordura.

As propriedades terapêuticas do gengibre são resultado da ação de várias substâncias, mas o principal é o Gingerol.

Contra-indicações:
Pessoas com hipersensibilidade ao gengibre (pode dar alergias). Sugere-se cautela em gestantes (usar pouco ou com orientação), pessoas portadoras da doença de Crohn, intestino irritável, doenças neurológicas, hepatopatia, úlcera, gastrite e epilepsia.Como preparar:

Colocar a 5 cm de raiz de gengibre em ½ litro de água fria e aquecer até ferver (em recipiente tampado).
Desligar e aguardar 5 minutos antes de coar.
Se quiser associar ervas, adicionar depois de ter desligado o fogo (aguardar 2 minutos para baixar um pouco a temperatura da água antes de agregar outras ervas/folhas).Associação que aumenta o potencial:

Alecrim, hortelã ou Canela.
O alecrim e a hortelã também reduzem a formação de gases e melhoram a digestão por estimularem sucos digestivos.
A Canela é termogênica e reduz o tempo de esvaziamento gástrico (aumenta a saciedade) e regula a taxa de açúcar no sangue após a refeição (o excesso de açúcar no sangue desencadeia o processo de acumular gorduras).
Adicionar 1 colher de sopa de alecrim ou ½ xícara de folhas de hortelã no chá de gengibre pronto (depois de ter esperado baixar um pouco a temperatura da água) e tampar por 5 minutos.
No caso da canela, colocar para ferver 1 pau de canela junto com a raiz de gengibre.Fonte: nutricionistas Talita Drecksler e Michelle Troitinho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *