Storie di Passione

BOMBAY SAPPHIRE

Considerado atualmente como o melhor gim do mundo, o BOMBAY SAPPHIRE  conquistou os apreciadores da bebida inglesa não somente pela qualidade e sabor excepcionalmente equilibrado, mas também pela hipnotizante garrafa azul translúcida e brilhante na cor de uma safira.

A história


Tudo começou em meados da década de 80 quando a empresa de bebidas britânica Grand Metropolitan resolveu ingressar no segmento de gim Premium.

Foi então, que em 1987, a empresa lançou no mercado o gim BOMBAY SAPPHIRE, triplamente destilado e criado a partir de uma receita secreta de 1761 que utilizava somente ingredientes de alta qualidade.

O resultado era um gim excepcional, graças ao uso de 10 diferentes plantas (cascas, amêndoas espanholas, limão, alcaçuz, bagas de zimbro, raiz de lírio, angélica, coentro, cássia, cúbeba e grãos do paraíso) utilizadas para cunhar seus aromas e sabores.

O nome do novo gim foi escolhido através de um concurso entre agências de publicidade.

O nome BOMBAY SAPPHIRE (literalmente a “safira de Bombaim”) indica a origem do gim na Índia na época do Raj britânico.

 O sucesso repentino da nova marca foi alcançado, não somente por seu sabor, considerado mais leve e seco que outros gins do mercado, mas também pela sua garrafa quadrada, cor de safira, que leva a imagem da Rainha Vitória no rótulo.

Em poucos anos o BOMBAY SAPPHIRE se tornou o gim de mais rápido crescimento da indústria de bebidas alcoólicas.

Foi na década de 90 que a marca iniciou sua parceria com o mundo do design quando nomes renomados como o egípcio Karim Rashid, Eva Zeisel e Yves Béhar, desenvolveram taças especiais para suas campanhas publicitárias.

Desde então, a marca é mundialmente ligada à vanguarda artística por manter um forte vínculo com esse universo e apoiar talentos e comunidades do mundo todo. A fusão da Grand Metropolitan com a tradicional cervejaria Guinness em 1997, que formou a Diageo, resultou na aquisição da marca BOMBAY SAPPHIRE, no ano seguinte, pela Bacardi.

Sob a administração de uma empresa considerada uma das maiores no segmento de bebidas alcoólicas no mundo, a marca BOMBAY SAPPHIRE ganhou uma enorme rede de distribuição internacional, milhões para investir em seu marketing e foi introduzida em vários países de todos os continentes.

Em 2001, como uma nova iniciativa de marketing que iria se transformar em um verdadeiro sucesso, a marca criou a Bombay Foundation, em Londres, para coordenar seus projetos e concursos como o Bombay Sapphire Prize, o mais importante prêmio anual de vidros do mundo; e o Bombay Sapphire Designer Glass Competition, uma das principais competições para designers emergentes, onde jovens do mundo inteiro criam novas concepções das clássicas taças de coquetéis para “Dry Martini”, que teve sua primeira edição realizada em 2002.

 A competição, que redefiniu o design muito além de uma simples peça de vidro, atualmente conta com a participação de mais de 20 países, entre eles: Áustria, Bélgica, Brasil, Canadá, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Hong Kong, Irlanda, Itália, Japão, Portugal, Coréia do Sul, Espanha, Holanda, Taiwan, Tailândia, Turquia, Suécia, Inglaterra e Estados Unidos.

Em 2008, a marca lançou uma edição limitadíssima (apenas cinco garrafas do tradicional gim foram criadas), desenvolvida pelo badalado designer egípcio Karim Rashid, comercializadas ao preço de US$ 200 mil cada uma. O preço tinha uma razão de ser.

A garrafa, batizada de “Revelation”, era feita de forma artesanal, totalmente de cristal Baccarat, decorada com safiras e diamantes ornamentados pela Garrard, a joalheria mais antiga do mundo, e cortada no formato de uma enorme pedra preciosa, com 10 faces principais, representando os 10 ingredientes botânicos utilizados para criar o sabor complexo e requintado do BOMBAY SAPPHIRE.

A exclusiva garrafa foi lançada nos principais aeroportos internacionais, como o Heathrow em Londres, Nova York, Dubai, Cingapura e Sydney. Cada garrafa ficou exibida em cada um dos cinco aeroportos internacionais por dois a três meses antes de ser transportada com segurança para o seu novo proprietário, onde ele estivesse no mundo.

Recentemente a marca lançou uma edição exclusiva com apenas quatro garrafas de 1 litro decoradas com cristais Swarovski.

Cada embalagem é coberta por 10 mil cristais austríacos de quatro diferentes formatos e cores, colados manualmente. As garrafas são acondicionadas em um estojo especial de couro branco. As quatro unidades estão à venda no terminal 1 do aeroporto de Sydney, nas Austrália, e permanecerão em exposição até o dia 6 de janeiro. Cada uma delas custa US$ 4.000 dólares australianos.

Gim Tônica - Bombay Sapphire


Dados corporativos

● Origem: Inglaterra
● Lançamento: 1987 
● Criador: Grand Metropolitan Plc
● Sede mundial: Hamilton, Bermuda
● Proprietário da marca: Bacardi & Company Limited
● Capital aberto: Não
● Chairman: Facundo L. Bacardi
● CEO & Presidente: Seamus McBride
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 90 países
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Bebidas alcoólicas
● Principais produtos: Gim 
● Ícones: A garrafa quadrada na cor safira
● Slogan: The spirit of Exploration.
● Website: www.bombaysapphire.com

A marca no mundo:

Hoje em dia o famoso e sofisticado gim BOMBAY SAPPHIRE é comercializado em aproximadamente 90 países ao redor do mundo através das lojas de free shops dos mais modernos aeroportos do mundo e em estabelecimentos especializados e luxuosos.

 

Você sabia?

● OO embaixador global da marca é o mixologista Jamie Walker, que percorre o mundo ensinando como beber com responsabilidade e demonstrando a barmens a arte de criar coquetéis diferentes e exóticos.
 Na lateral de cada garrafa estão gravados em altos relevo os símbolos dos dez ingredientes que são utilizados para se fazer o BOMBAY SAPPHIRE.
By: Site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *