Vita Zen

Banho de cheiro: saiba como prepará-lo

O banho de cheiro deixa a pele fresca e perfumada. Aprenda a prepará-lo usando água aromatizada com ervas, cascas de plantas, resinas e flores

Mais do que encher os olhos de beleza e envolver a pele com delicadeza, as pétalas de rosa são um poderoso antídoto para atrair o amor. Melhor ainda se o banho for feito numa sexta-feira e a água temperada com oito gotas de óleo de sândalo, três cravos, três paus de canela e uma colher de sopa de mel. Pelo menos é no que acreditam os fãs dos famosos banhos de cheiro, bastante populares nas regiões Norte e Nordeste do país.

Não se sabe ao certo onde e exatamente quando esse costume do banho de cheiro teve início. “Ele tem origens diversas: africanas, orientais e caboclas”, conta a escritora e filósofa baiana Miriam de Sales Oliveira da Rocha. De olho na cultura das regiões mais distantes do país, muitas empresas traduziram essa tendência local em produtos de consumo de larga escala. Ou seja, as tais águas aromatizadas ganharam uma nova roupagem, fragrâncias mais suaves e variadas e passaram a ocupar lugar de destaque em perfumarias e catálogos de empresas de venda direta.

Se você também quer se beneficiar do que os banhos de cheiro têm de mais gostoso e aromático, experimente as versões industrializadas ou faça suas próprias receitas. By: BONS FLUIDOS

Faça você mesma

Para restaurar as energias:

· Coloque 1 pedaço de raiz de jurema e folhas de malva-branca, manjericão, hortelã, alecrim, arruda e capim-santo em uma vasilha com água.

· Ferva a mistura e, em seguida, macere as ervas e coe.

· Deixe descansar por 3 noites, de preferência ao ar livre, e jogue o líquido sobre o corpo antes de o Sol nascer.

Para limpar e purificar (deve ser feito em um domingo ensolarado):

· aqueça 1 litro de água.

· Quando estiver quase fervendo, desligue o fogo e coloque 3 galhos de manjericão.

· Abafe e deixe descansar por 15 minutos.

· Entorne o líquido sobre o corpo, começando pelos cabelos já lavados.

*Os ingredientes podem ser encontrados em lojas especializadas em ervas ou de produtos naturais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *