Vita Zen

Água Saborizada

Desde criança nunca fui muito fã de beber água, para me convencer minha mãe pingava algumas gotinhas de limão na água e assim ela conseguia vencer a difícil tarefa!

Sempre gostei da água saborizada, que pode ser feita de diferentes maneiras e geladinha ajuda a emagrecer:

Sabe aquelas cascas de frutas (laranja, limão, tangerina, manga, maçã, pêra) entre outras que você ia jogar fora? Não vai mais.

Aquele pau de canela, os cravinhos, a fava da baunilha, anis, que você usou para fazer doce? Também não mais terão a lixeira como destino. Os temperos como alecrim, sálvia, tomilho, hortelã etc… tudo isto pode, e deve, ir a para a jarra de água que todos nós temos obrigação de manter em casa, sempre à mão, para nos manter hidratados.

A este processo denominamos água saborizada ou aromatizada, que torna o ato de beber água, ainda mais atraente. Colocar as cascas de frutas, ervas ou temperos na água de todo o dia faz com que ela fique mais refrescante, com sabor e odor que faz com que o simples ato de beber água torne-se mais prazeroso, e não uma obrigação determinada por um médico ou nutricionista para ajudar a combater algum tipo de patologia.

É um processo simples que requer apenas pequenos cuidados, como lavar bem as cascas, tirar o açúcar da canela, do cravo e da fava da baunilha, e também lavar em água corrente as ervas ou temperos que serão utilizados. Após estes cuidados, eles podem ser colocados nas jarras de água, que podem ser levadas para a geladeira ou não; caso fiquem do lado de fora da refrigeração, é necessário mantê-la tampada.

A água saborizada deve ser consumida em 24 horas. Após este tempo ocorre a oxidação natural destes elementos, o que faz com que a água fique com um gosto amargo. A água pode ser mineral também, mas de preferência, sem gás, para que não provoque os desconfortos naturais que ela habitualmente traz.

As misturas também são bem vindas, como por exemplo uma casca de fruta (ou pedacinho da fruta) com um tempero; casca de laranja com uma folha de hortelã, raspas de limão com alecrim…. criatividade é o que não pode faltar! O bem estar é o pulo do gato, pois estas águas estimulam o paladar e os outros sentidos também. Mas atenção! Esta saborização da água não tem fins medicinais. O fim continua sendo o mesmo: hidratar o organismo e deixar a pele mais viçosa. Em vez de comprar estas águas nos mercados (pois são caras), podemos fazer estas mágicas em casa mesmo. É mais seguro e mais saudável, pois algumas destas águas na verdade são refrigerantes que sofreram gaseificação, adição de adoçantes e a carbonatação da água, que irá ficar levemente mais ácida.

A hidratação com a água, deve se dar durante todo o dia, até conseguir completar dois litros deste “Santo” líquido, tanto para os adultos como para as crianças em fase crescimento e os adolescentes, que despendem muita energia durante todo um dia. Os idosos devem ter uma atenção especial, pois perdem a sensibilidade à sede e ficam mais vulnerável a uma desidratação.

Resumindo estas cascatas de água, o importante é o seu consumo regular e adequado e que seja sempre POTÁVEL(!), pois ela é de grande valia ajudando as funções do organismo, da pele, rins e intestinos!!

                                                                                                       By:Vera Lúcia de Assunção (nutricionista)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *