Vita Zen

A importância do Selênio para a Saúde

Segundo a nutricionista do Kurotel, Talita Drecksler, o selênio é um mineral com importante ação antioxidante e que tem atuação em todas as células. Em função disso, desempenha um papel fundamental na neutralização de radicais livres, na eliminação de metais pesados acumulados nos tecidos, na regulação do sistema imune e de hormônios.

Quando a dieta é pobre e deficiente em selênio os sintomas percebidos são dores musculares, fadiga e fraqueza muscular, também podem ser observadas manchas brancas nas unhas. Uma quantidade adequada de selênio na dieta auxilia na proteção contra doenças cardiovasculares, doenças na tireóide e até mesmo câncer.

Grãos são boas fontes de selênio, dependendo da concentração de selênio no solo e água onde crescem. A castanha do Pará, por exemplo, incluída no cardápio do Kurotel, é considerada uma boa fonte e o consumo diário de uma a duas unidades fornece todo o selênio necessário para o dia.

Outras fontes desse mineral podem ser encontradas nas nozes, peixe, frutos do mar, frango e grãos integrais, indica a nutricionista Talita.

Confira as funções do mineral para o corpo humano:

Antioxidante
O selênio é um mineral que participa da formação de enzimas de ação antioxidante. Também melhora a utilização da vitamina E, importante na neutralização dos radicais livres. Assim atua retardando o processo de envelhecimento e prevenindo doenças cardiovasculares.

Imunidade
Na deficiência de selênio é observada maior produção de substancias pró-inflamatórias por nosso corpo. Assim o sistema imunológico fica sobrecarregado e mais fraco.
O uso de selênio tem papel no bom funcionamento do sistema imunológico, evitando gripes, infecções e viroses.

Tireoide
O consumo adequado de selênio, zinco e iodo está relacionado ao bom funcionamento da tireoide. Estudos mostram que a deficiência de selênio pode reduzir a conversão dos hormônios da tireoide, de T4 em T3, que é a forma mais ativa do hormônio.

Câncer
Pesquisas indicam que a deficiência de selênio aumenta o risco do desenvolvimento de câncer de pulmão, próstata e ovários. Já o consumo adequado está relacionado à menor risco de câncer de intestino, próstata, ovário e leucemia.

DICA DA NUTRICIONISTA:

Confira abaixo, uma receita simples, saborosa e rica em selênio. Pode ser servida como lanches, no meio ou final da tarde, ou substituir sobremesas.

Creme de castanhas com damasco

Ingredientes:
4 unidade de castanha do pará
1 maçã pequena com casca
6 unidades de damasco
½ copo de leite de soja ou leite desnatado

Modo de preparo:
Coloque os ingredientes no liquidificador e liquidifique bem. Distribua em taças individuais e sirva em seguida ou mantenha em geladeira até a hora de servir.

Rendimento: 2 porções

(Fontes: Talita Drecksler, nutricionista do Kurotel, e Bem-Estar/ZH)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *