Vita Zen

10 MANEIRAS RÁPIDAS DE REDUZIR A TRALHA

Sabe aqueles momentos onde a bagunça é tanta que você não sabe por onde começar? Siga as dicas e dê uma boa melhorada!!

1. Pague suas contas online e evite o fluxo de papéis em sua casa. Se você gosta de pagar e arquivar os boletos, tenha uma pasta só para isso. Eu utilizo uma pasta sanfonada (12 divisões, uma para cada mês) onde guardo minhas contas pagas e canhotos de débito que acho melhor guardar. São sempre cinco pastas, pois a maioria das contas deve ser guardada por até cinco anos. Em 2012, por exemplo, esvaziarei a pasta de 2007 para guardar as contas daquele ano.

2. Leia jornal e revistas online, em vez de comprar aquele monte de papel diariamente ou mensalmente. Depois dos tablets, ficou cada vez mais comum fazer isso. Com jornais, já faço há alguns anos. Com revistas, confesso que algumas prefiro comprar e manusear, mas reduzi bastante. Compro cerca de três revistas por mês e o restante leio online (mesmo se comprar, prefiro a versão online de algumas).
3. Doe alguns livros ou frequente mais a biblioteca. Ou, sem querer ser repetitiva, compre ebooks.
4. Pare de solicitar catálogos e lixo eletrônico. Adote a seguinte regra: se você estiver vendo a opção “gostaria de receber nossas novidades por email?”, a não ser que seja fundamental para a sua vida, não marque essa opção e evite milhões de mensagens diariamente no seu e-mail vindas de cadastros que você nem se lembrava mais de ter feito.
5. Pare de guardar receitas. Talvez você seja como a minha avó: uma colecionadora de receitas, revisitinhas tipo Ana Maria e rótulos antigos de leite-moça. Tenha um caderno ou pasta para as receitas essenciais (aquelas que você gosta mesmo) e jogue o resto fora.
6. Diminua o número de cartões. Mantenha um de débito, do banco, e um de crédito. Eles podem ser o mesmo, inclusive. Evite contas a mais, papéis a mais etc.
7. Não compre mais de uma sacola reutilizável, senão elas perdem o seu propósito, ok? Além de ocupar espaço demais em casa.
8. Utilize um quadro de avisos para a família, em um lugar que seja visível para todos (a cozinha, talvez?). Em vez de encher a geladeira ou a mesa de telefone de post-its, habitue-se a centralizar os recados ali.
9. Diminua a quantidade de cadernos. Atualmente, eu utilizo somente um bloco de notas para as tarefas e estou passando tudo o que faço em cadernos para o computador. Em breve farei um post sobre o uso de tablets no dia-a-dia e exemplificarei melhor como tenho feito.
10. Torne a reciclagem algo fácil. Não adianta pensar em reciclar se no seu dia-a-dia isso é inviável. Verifique as opções ao seu redor e procure facilitar para diminuir ainda mais a tralha em casa.
Com certeza existem muitas outras maneiras de reduzir a tralha rapidamente. Qual é a sua?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *