Storie di Passione

♥♥ CHOCOTTONE DE CANECA ♥♥












Fermentação ♥♥
– 1 colher (sopa) de açúcar
– 2 colheres (sopa) de fermento biológico seco
– 1 xícara (chá) de água morna
– 1 xícara (chá) de farinha de trigo

Massa ♥♥
– 1 kg de farinha de trigo
– 15 colheres (sopa) de açúcar
– 4 ovos
– 3 colheres (sopa) de manteiga
– 500ml de leite
– 2 xícaras (chá) de gotas de chocolate ao leite
– 1 colher (sopa) de essência de panetone
– raspas de limão

Em uma tigela grande, misture a colher de açúcar com o fermento e a farinha. Junte a água morna e misture bem. Cubra e deixe fermentar. Enquanto fermenta, prepare as canecas untando-as com manteiga e farinha de trigo. Reserve.

Junte a mistura fermentada com os ovos, o açúcar, a manteiga, a essência de panetone, as raspas de limão e a farinha de trigo aos poucos sempre misturando bem, fica uma massa grudenta, deixe descansar até crescer bem, +ou- 1 hora.

Acrescente à massa crescida as gotas de chocolate e se for usar as passas também. Misture bem e com o auxílio de uma colher de sopa bem cheia, coloque porções da massa nas canecas reservadas, dê leves sacudidas nas canecas boleando a massa, observe que não ultrapasse a metade da capacidade da caneca, lembre-se que a massa ainda vai crescer bem.

Coloque as canecas em assadeiras uma afastada da outra, para ficar melhor na hora de ir para o forno. Espere crescer novamente. Leve ao forno pré aquecido em 200º, se preferir faça um corte em cruz no topo de cada panetone e coloque um pedacinho de manteiga.

Quando dourar estará pronto! ♥♥

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *