Quem não se relaciona bem com o próprio inconsciente não topa o gato. Ele aparece, então, como ameaça, porque representa essa relação precária do homem com o (próprio) mistério. O gato não se relaciona com a aparência do homem.

Ele vê além, por dentro e pelo avesso. Relaciona-se com a essência. Se o gesto de carinho é medroso ou substitui inaceitáveis (mas existentes) impulsos secretos de agressão, o gato sabe. E se defende do afago.

A relação dele é com o que está oculto, guardado e nem nós queremos, sabemos ou podemos ver. Por isso, quando surge nele um ato de entrega, de subida no colo ou manifestação de afeto, é algo muito verdadeiro, que não pode ser desdenhado.

É um gesto de confiança que honra quem o recebe, pois significa um julgamento.
O homem não sabe ver o gato, mas o gato sabe ver o homem.

Se há desarmonia real ou latente, o gato sente. Se há solidão, ele sabe e atenua como pode, ele que enfrenta a própria solidão de maneira muito mais valente que nós.

Nada diz, não reclama. Afasta-se. Quem não o sabe “ler” pensa que “ele” não está ali. Presente ou ausente, ele ensina e manifesta algo. Perto ou longe, olhando ou fingindo não ver, ele está comunicando códigos que nem sempre (ou quase nunca) sabemos traduzir.

O gato vê mais e vê dentro e além de nós. Relaciona-se com fluídos, auras, fantasmas amigos e opressores. O gato é médium, bruxo, alquimista e parapsicólogo. É uma chance de meditação permanente a nosso lado, a ensinar paciência, atenção, silêncio e mistério. O gato é um monge silencioso, meditativo e sábio monge, a nos devolver as perguntas medrosas esperando que encontremos o caminho na sua busca, em vez de o querer preparado, já conhecido e trilhado.

O gato sempre responde com uma nova questão, remetendo-nos à pesquisa permanente do real, à busca incessante, à certeza de que cada segundo contém a possibilidade de criatividade e de novas inter-relações, infinitas, entre as coisas. O gato é uma lição diária de afeto verdadeiro e fiel. Suas manifestações são íntimas e profundas. Exigem recolhimento, entrega, atenção.

Desatentos não agradam os gatos. Bulhosos os irritam. Tudo o que precise de promoção ou explicação quer afirmação. Vive do verdadeiro e não se ilude com aparências.

Ninguém em toda natureza aprendeu a bastar-se (até na higiene) a si mesmo como o gato! Lição de sono e de musculação, o gato nos ensina todas as posições de respiração ioga.

Ensina a dormir com entrega total e diluição recuperante no Cosmos. Ensina a espreguiçar-se com a massagem mais completa em todos os músculos, preparando-os para a ação imediata.

Se os preparadores físicos aprendessem o aquecimento do gato, os jogadores reservas não levariam tanto tempo (quase 15 minutos) se aquecendo para entrar em campo.

O gato sai do sono para o máximo de ação, tensão e elasticidade num segundo. Conhece o desempenho preciso e milimétrico de cada parte do seu corpo, a qual ama e preserva como a um templo.

Lição de saúde sexual e sensualidade. Lição de envolvimento amoroso com dedicação integral de vários dias. Lição de organização familiar e de definição de espaço próprio e território pessoal.

Lição de anatomia, equilíbrio, desempenho muscular. Lição de salto. Lição de silêncio. Lição de descanso. Lição de introversão. Lição de contato com o mistério, com o escuro, com a sombra.

Lição de religiosidade sem ícones. Lição de alimentação e requinte. Lição de bom gosto e senso de oportunidade. Lição de vida, enfim, a mais completa, diária, silenciosa, educada, sem cobranças, sem veemências, sem exigências.

O gato é uma chance de interiorização e sabedoria, posta pelo mistério à disposição do homem.”

O gato é um animal que tem muito quartzo na glândula pineal, é portanto um transmutador de energia e um animal útil para cura, pois capta a energia ruim do ambiente e transforma em energia boa,

— normalmente onde o gato deita com frequência, significa que não tem boa energia–

caso o animal comece a deitar em alguma parte de nosso corpo de forma insistente, é sinal de que aquele órgão ou membro está doente ou prestes a adoecer,

pois o bicho já percebeu a energia ruim no referido órgão e então ele escolhe deitar nesta parte do corpo para limpar a energia ruim que tem ali. Observe que do mesmo jeito que o gato deita em determinado lugar, ele sai de repente, poi ele sente que já limpou a energia do local e não precisa mais dele.

O amor do gato pelo dono é de desapego, pois enquanto precisa ele está por perto, quando não, ele se a afasta.

No Egito dos faraós, o gato era adorado na figura da deusa Bastet, representada comumente com corpo de mulher e cabeça de gata. Esta bela deusa era o símbolo da luz, do calor e da energia.

Era também o símbolo da lua, e acreditava-se que tinha o poder de fertilizar a terra e os homens, curar doenças e conduzir as almas dos mortos. Nesta época, os gatos eram considerados guardiões do outro mundo, e eram comuns em muitos amuletos.

“O gato imortal existe, em algum mundo intermediário entre a vida e a morte, observando e esperando, passivo até o momento em que o espírito humano se torna livre. Então, e somente então, ele irá liderar a alma até seu repouso final.”
By: The Mythology Of Cats, Gerald & Loretta Hausman

O Gato e a Espiritualidade.

64 opiniões sobre “O Gato e a Espiritualidade.

  • Nossa ,texto incrível !!! Amei!!! Estou chegando agora neste site show de bola e já estou amando. Fiquei muto feliz de ver que vc responde a todas as perguntas,interage com as pessoas… Muito bom !!! Parabéns pelo site incrível!!! Muito sucesso sempre!!!

  • Sou uma pessoa sozinha, não tenho muitos amigos, as vezes meio depressiva, desanimada. Resolvi criar um gatinho, ganhei um todo preto. Desejo muito que sejamos amigos, mas ele não me suporta. Sempre se esconde de mim. Mal o vejo quando estou em casa. Será que ele sente minha energiannegativa e por isso se afasta?

      1. nossa! kkk eles sentem.
        Eu tb tentei criar um filhote mas ele passava um tempo acuado,
        n brincava ai decidir devolver p dona já q ele n queria ser meu amigo.
        Por isso q amo cachorros, eles são muito fáceis de reconciliar com humanos
        não e a toa q é o melhor amigo do homem.
        tente criar um, são super amáveis e companheiros.

  • Perdi meu amorzinho peludo na sexta-feira santa e estou inconformada e me sentindo culpada, pois percebi que ela não estava se sentindo bem e resolvi esperar passar o feriado para levá-la ao veterinário e pior, viajei e deixei ela com minha mãe, que não pôde fazer nada quando ela começou a se debater com falta de ar e morreu. Nem acreditei, voltei correndo pra casa, resando para minha mãe ter se enganado, para ela ter só desmaiado, mas a encontrei já geladinha. Não imaginei que ela iria morrer, já que estava se alimentando e pulando e até saindo pra rua, só estava com a respiração ofegante, achei que fosse uma gripe, mas não achei que era grave pois ela não tinha febre e nem catarro, enfim, nunca imaginei que fosse morrer assim de repente, uma gata tão grande, forte e alegre, que nunca ficou doente. Ela era a alegria da casa, sinto falta dela o tempo todo, até quando não vejo mais seus tufinhos de pêlo pelo chão. Dizem que os gatos são protetores espirituais, de fato, ela sempre se deitava em lugares altos, como se estivesse a vigiar, será que ela ter morrido numa sexta-feira santa às 15:30 da tarde, tem algum significado?

    1. Não se martirize Janaína, era o momento de sua gatinha fazer a passagem para o céu dos gatinhos. Perdi a minha Sofhie faz dois dias e também não me conformo, mas penso nos bons momentos que vivemos juntas. Meu alento é pensar que quando desencarnar a reencontrarei bem como pessoas amadas por mim.

  • Quandonperdi minha primeira gata Nina de 1 ano nossa quase entro em depressao, hj tenho duas gatas lindas uma e ranzinza arranha morde mais eu a amo sei respeitar o espaco dela a outra e meiga e sociavel agarro bjo todas duas amoooo minhas crianças de patas

  • Limdo o texto amei aprender mais sobre eles. Tenho dez gatos . Gosto muito dos pretos temho seis negrinhos que são meus amores…..criei vários que recolocar das ruas…….três deles dando leite em seringas. ..hoge está todos taludes bem fortes…gosto muito de todo tipo de animais…….mas os felinos tem realmente algo muito especial que deveríamos aprende com eles………Os animais nos ensina muito nos e que não percebemos a sua sabedoria…..um abraço muito obrigado.

  • Perdi minha gatinha Lilith dia 01/04/2017. Não há palavras para exprimir o que sinto. Não consigo me conformar e choro toda vez que penso nela. A mãe dela está morando comigo e se parece um pouco com ela. Não sei se é imaginação minha, mas quando olho pra essa gata tenho a impressão de ver a Lilith. Também, o comportamento dessa gata mudou. Ela espirrava para os outros gatos que tenho e agora ficou mais dócil e até os cheira. A Lilith era muito dócil com pessoas e animais.

  • Oi, meu nome é Luccas. Aparentemente, estou sendo arrodeado por gatos, sonho com gatos, vejo muitos gatos me encarando, gatos ficam embaixo e emcima do meu carro. Passei por umas fases dificeis, mas depois desses aparecimentos de gatos, parece que as energias estão fluindo melhor. Encontrei a explicação para tal coisa. Obrigado e parabens pelo belíssimo texto. Boa noite.

  • Muto comovente o seu texto. E também dos comentários. Eu nunca quis filhos nem animais. Não porque não pudesse amá-los, mas porque não me sinto capaz de suportar o amor que eles nos fazem sentir. Agora eu adotei um gatinho que apareceu em casa. E eu amo tanto ele que sinto medo de perdê-lo. Ele é exatamente o que você escreveu. Até meu marido está amando esse gato. Ele é muito carinhoso. Não quer nada da gente, só carinho. Meu coração chega a doer de tanto amor por ele. Um beijo a todos.

    1. Sempre tive pavor do momento de me despedir dos meus bichinhos. Tive que passar por isso várias vezes e ainda passarei, mas sabe o que me faz continuar e insistir em dar um bom lar a estes anjinhos? A forte certeza de que nossa conexão é eterna, de que um dia estaremos todos juntos de novo prá sempre!

  • Olá! Lindo texto, traz muitas informações novas.

    Moro com Teo, meu filho felino cinza e branco, miador, brincalhão, carinhoso demais, coração molinho e muito companheiro. Além, claro, de dorminhoco. Parece ser minha cópia. Costumo dizer que foram os 9 meses em minha barriga sendo amaciado que o fizeram assim.

    Ele é absolutamente encantador, para mim, indefectível. Hoje mesmo estou viajando e morrendo de saudades, mesmo com uma amiga muito querida que o adora cuidando dele, ainda me sentindo mal, como se o tivesse abandonado. Não suporto a ideia de ele ficar triste ou entediado.

    Esse é o amor mais puro que eu conheço, chamo-o de filho exatamente por isso. Leio quase todos os dias sobre o comportamento felino tentando compreender um pouco do mistério.

    Conheci o Teo em um estacionamento de um mercado, às margens de uma rodovia. Ele saiu debaixo do carro e tentava entrar enquanto eu guardava as compras. Terminei, coloquei no colo e caminhei para um lugar seguro onde ele pudesse ficar, mas ele, pequenino, 3 meses, me olhava e miava como pedindo para eu não deixá-lo. Eu me emocionei e não tive dúvidas: eu aprenderia o que fosse preciso para dar lar àquele ser tão perfeito, que já tinha me dado amor em tão poucos minutos.

    Desde o dia 29 de Junho de 2016 estamos juntos, nunca fui tão feliz. Ele mudou tudo, minha vida e eu mesma. Tudo com ele foi mágico. Queria um nome que lembrasse Amor, Gratidão, mas não pensei em nada. Achávamos que era menina, minha amiga deu nome de Mel. A vet descobriu que era menino e por isso mudei pra Teo (pela sonoridade semelhante). Lembrei depois que Teo é Deus. Olhando o significado do nome, vi que Teodoro significa “dádiva de Deus”. Não tenho dúvida que foi Ele quem laçou meu caminho ao caminho do Teo.

    Grata a Deus e ao Teo.

  • Gostaria de compartilhar com vcs o que aconteceu ,minha mae faleceu de cánçer no ovalho mais descobrimos já. Avançado minha gata preta ficou sem pelo em toda parte da barriga ,depois que associei ,ai minha mae faleceu e ela voltou a ficar bonita ,depois de um tempo percebi que estava ficando sem pelo na parte embaixo da barriga ai fiquei preocupada com meu pai ele estava com dificuldade para urinar levei ao medico e resolvemos ,minha gata preta esta linda novamente

  • Amo minha gata, pois sinto algo muito estranho pelo afeto que a mesma tem a mim ela não desgruda esta ao meu lado onde quer que eu esteja, ela tem uma forma de me olhar firme , sempre falo pra ela , quem e vc Fadinha? E depois digo eu te amo, kkkk,

  • Ganhei uma gatinha quando estava gravida, em 2013 perdi meu filho para uma doença grave . Minha Nina que foi a razão para que eu continuasse a seguir. Minha companheira, meu encanto , minha doçura. Não tem explicação temos uma sintonia incrível.

  • Perdi minha gata companheira no dia 25/12/16. Ela foi atropelada. Uma tragedia. Sou brasileira e vivo na Suíça faz 4 anos. Me mudei pra ca, pois me casei. No início tive depressão e sempre fui uma pessoa que ama gatos. Tive varios no Brasil e os perdi também. Chorei a perda de cada um deles. Dessa vez tenho a impressão que doeu muito mais. Me apeguei a minha Dudu, ela me acordava todos os dias e quando eu me sentia muito sozinha eu abraçava ela bem forte e dizia: “ainda bem q tenho vc..”
    Hoje foi o segundo dia que acordei sozinha e isso dói muito. É difícil expor isso, pois quem não entende diz: “é só um gato..” Mas quem gosta e conhece gatos sabe, cada um tem uma personalidade diferente e a minha Dudu foi muito pra mim nesses 4 anos. Chorei tanto a sua morte que abracei ela morta por uma hora. Eu não conseguia acreditar que não beijaria mais ela e sentiria o cheiro gostoso da sua barriga. Me despedi como pude.. doeu e dói muito. Agora estou na internet lendo blogs aleatoriamente e tentando entender pq dói tanto e oq eu posso fazer pra me sentir melhor. Obrigada pelo texto e por me possibilitar de deixar meu desabafo aqui. Deus abençoe!

    1. Eu te entendo Nathalia, não posso dizer como é pois não passei por tremenda dor. Desejo que melhore com o tempo que possa de alguma forma doar este amor lindo que tens para outro animalzinho, sim será diferente da Dudu, mas isso vai alegrá-la aonde quer que ela esteja continuando a sua evolução. Sinta-se fortemente abraçada por alguém que se sentiu tocado por seu amor e por sua dedicação à Dudu, que com certeza viveu momentos de muito amor durante 4 anos. Deus está no comando espero que possa dizer sim à esta tragédia, algo havia ali para ser entendido por ambas. Deus no comando. Fique na Luz.

      Junior

    2. Eu entendo a tua dor.. Hj perdi minha Chiquinha,estou muito muito triste.. foram 17 anos de muito amor e carinho… estou em pedaços… e é bem como você falou,as pessoas adoram dizer ” é só um gato” ..pra quem não os entende pode até ser,Mas pra nós que os amamos e entendemos São um pedacinho nosso, e quando partem nos deixam assim: Um vazio…muito triste..

    3. Boa noite Nathalia. É muito ruim mesmo qdo perdemos. Já passei por isso duas vezes, mas faz parte da vida, vc terá boas lembranças dela. Não fique só, adote um. É impressionante como tem personalidades duferentes. Que São Francisco de Assis te abençoe.

  • Gente,incrível td isso!! Meu esposo trouxe uma gatinha p casa faz 15 dias,ela era maltratada pelo dono!! Está tão feliz conosco,um amor tão intenso… Fica no colo do meu esposo e as vezes,com as patinhas como se fizesse uma prece!!! Estou encantada!!!

  • Minha tia tem 2 gatos, e ganhou o terceiro, porém acho q o terceiro gato acho me adotou, chego tds os dia em casa de madrugada do trabalho, e ele, somente o terceiro gato vem me receber, me acompanha até o quarto e fica um tempo comigo e depois sai, tô encantado com este comportamento, quando me mudar vou leva-lo comigo, hj msm entrei na Internet pra saber mais sobre seu comportamento e estou gostando muito disso.

  • Boa tarde a todos.
    Amo os Gatos desde criança, quero deixar aqui duas frases que eles me inspiraram.

    “Entre escolher ser amigo de um Gato ou de um ser Humano, eu prefiro o Gato”
    (PRLP)

    Um ser Humano fala:
    O Gato é um ser inferior ao ser humano, não evoluiu como o ser humano.
    Um Gato responde:
    se evoluir é, matar, roubar, traficar, sequestrar, ser corrupto e etc…
    eu prefiro ser inferior.
    (PRLP)

    Abs a todos.

    1. Olá Paulo, como vai?
      Estou como você. Entre escolher ser amigo de um gato ou de um ser humano, eu prefiro o gato.
      O ser humano fala mas, há muitos humanos que só dizem mentiras, falam sem pensar e agridem Muito com a sua maneira de falar ou mesmo de responder a uma pergunta, respondendo com outra pergunta, Detesto.
      Tivemos um gatinho (sou portuguesa e vivi na Suiça com a família, marido e dois filhos), durante 9 anos. O gatinho veio da Suiça connosco e sei que sofreu muito dentro daquela caixa. Ficou traumatizado. Quase 1 800 quilómetros. Julgámos que não sobrevivia. Mas, felizmente viveu quase 22 anos. Era o nosso bébé. Parecia muito independente, era muito subtil e parece que não ligava pra nada mas agora compreendo a sua maneira de ser.
      Todos ficámos com muita saudade. Ele era encantador.

  • Já fazia dez anos que não pegava animal nenhum para criar, mas alguns meses atrás apareceu uma gatinha na casa de meu pai e eu fui cuidando e ela ficando, me casei e levei ela comigo, chegando ao ponto de dormir entre nós na cama, e ao ponto de me levantar na madrugada caso não estivesse na cama. Mas infelizmente ontem ela passou a tarde deitada comigo e ao final da tarde tive que sair e ao retornar, minha esposa disse que tinha acontecido uma tragédia, tinham encontrado a gata morta na calçada em frente a nossa casa, não imaginei que a dor da perda desse animalzinho , que hoje digo era minha filha, esteja doendo tanto e me fazer chorar. Desculpem o desabafo.

  • Tenho 4 gatos e uma faleceu recentemente com 11 anos. Esse texto diz tudo! Minha Nick era especial demais. Tenho certeza que ela me conhecia melhor que eu mesma!

  • Olá!!
    Meu gato foi diagnosticado com Leucemia. Existe alguma explicação na visão espírita sobre esta doença?
    Ele era muito paparicado por nós, nosso xodó. Super ativo, e começou há alguns dias ficar tristonho. Logo percebemos e o levamos para a veterinária, a qual fez o diagnostico. Estou procurando informações a respeito. Por favor se puder me ajudar com algum material, eu agradeço.
    elizetefavaretto@gmail.com
    Att. Elizete

    1. Oi Elizete, eu não tenho nenhum conhecimento nessa área. O que eu posso aconselhar você é a rezar! Para Deus nada é impossível e ele ama todas as suas criaturas e pode dar a cura ao seu gatinho! Tenha fé e vai dar tudo certo!!!

  • Eu chorei lendo essa matéria, chorei de soluçar mesmo.
    Gato são os seres mais sensíveis e ao mesmo tempo forte que existe nesse mundo, o amor que ele cria com os donos, é um amor genuino e tao tao forte.
    Eu tenho um gato, alias ele quem me adotou e sinceramente não poderia ter acontecido coisa melhor na minha vida. Ando numa onda de desanimo, angustia, e ele transmuta tudo o que sinto, é só ele chegar e toda essa energia ruim vai embora.

    Parabens pelo texto, vc conseguiu colocar em palavras toda essencia felina.

    Um grande beijo e um miau do Ramone

  • Um gato qe eu estava cuidando na minha rua me adotou e eu com todo o amor do meu coração o adorei de volta, agora ele é o amor da minha vida, dorme comigo todas as noite fazendo carinho nos meus cabelos, gatos são os melhores animais!
    Pessoas que não gostam de animais não são pessoas boas, e pessoas que não gostam-se gato não são iluminadas porque gato nos trás uma luz! Amo meus animais, tanto meu cachorro quando meu gato que se dao super bem e até parecem irmãos!

  • Eu estava doente da alma , até que a Jade chegou.
    Eu nunca consegui cuidar de animal nenhum. ..mais foi com ela q existiu amor a primeira vista+
    A Jade é uma espécie de anjo da guarda….sinto seu cuidado e sua energia me invadindo! Amo minha GataJade

  • Boa noite, eu e minha namorada temos dois gatos um macho da raça siamês (arthemis) bonitão da casa e uma fêmea sem raça de cor preta (lua) linda mesmo … a gente ama eles e não pegamos mais gatos por falta de espaço mesmo… mas teve uma noite que o siamês o arthemis, se assustou com algo dentro do nosso quarto e não quiz entra, mesmo trazendo dentro do quarto ele sai imediatamente e olhando bem tenso para o quarto, ele no máximo fica próximo do quarto, a outra gata ela entrava sem. problemas. Vocês podem me dizer se algo na casa tipo carga negativa ou desequilíbrio no. ambiente que ele possa está assim daquele jeito? obrigado

    1. Olá Fagner, não tem como saber o que assustou o gatinho, eles tem uma percepção muito maior que a nossa. Por precaução queime um incenso de sal grosso ou mirra para limpar o ambiente. Paz e Boa Sorte!

  • Eu tenho o Theodoro, exótico de ano e meio. Sinto muita gratidão após sua chegada, deu novo sentido a minha vida! Ele é companheiro, afetivo, dengoso…Gatos são seres iluminados, trazem boa energia, fazem nos deparar com nós mesmos..servem de espelho! Meu maior amor!

  • Tenho 4 gotos e é engraçado pois eu cuidava de uma gata de rua colocava comida e agua, uma vez fui teabalhar e quando voltei ela tinha pulafo o muro e parido no guarda-roupa.
    Fiquei com dó. E resolvi ficar com ela e os filhotes, uma semana depois ela sumio e não a encontramos mas. Hoje eles tem 1 ano 4 gatos totalmente negros e lindos. 2 deles adora dormir com minha filha.
    Quando estamos para chegar eles sentem e ficam no portão. Sempre deitava no meu colo ou na minha barriga, tive uma crise e descobri que estava com pefra na vesicula e problemas de estômago.
    Hoje me cuido mas. Rsrs mas realmente acredito que sao presentes que acabei ganhando.
    Adoro meus bichanos?

  • Uma gatinha de rua me adotou. E impressionante, ela via no meu studio. Qdo estou chegando eka sai desesperada ao meu encontro. Isso sempre a qualquer hora que chegue. Já é a atenção de todos da rua.

    1. Olá Zu, que tal retribuir a gentileza e adotar ela também:) Dizem que os gatos escolhem seus donos, tenho certeza que ela trará muita felicidade para sua vida!

  • Jamais pensei em minha vida sentir, tanta gratidão tanto afeto, vindo de um ser único, incomparável, todas as palavras , seriam poucas para definir o gato e seu mundo, mas agradeço a Deus todos os dias por te-los em minha companhia, tenho um persa himalaia o Sr. Teko e um Reg Dol Sr. Romeu o Imperador .., a Sra. Lili seu filho Bartho e sua filha Mel e um agregado que é namorado da Lili o Sr. Laio eles são incríveis e morando lá no céu meu primeiro filho om Amil também persa viveu comigo 16 anos sinto muito falta dele !!! Adorei o texto acima verdadeiro lindo demais abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *