Três sucos detox para compensar os excessos

O detox ajuda a compensar os exageros na alimentação, melhora a saúde e aumenta o bem-estar. Que tal adotar?

 

 

 

 

Os sucos detox ajudam a desinchar e eliminam as toxinas do organismo
Foto: Getty Images

Passamos a semana nos policiando para não derrapar e manter a alimentação o mais saudável possível. Mas aí chega o final de semana e a tentação fala mais alto do que qualquer coisa. Resultado? Uma overdose de gordura, sal, açúcar, conservantes e bebidas alcoólicas, que pesam no corpo. “Esses excessos comprometem o bom funcionamento do fígado e do intestino, deixando a metabolização dos nutrientes deficiente e comprometendo vários aspectos da saúde”, alerta a nutricionista Beatriz Botequio, da Equilibrium Consultoria em Saúde e Nutrição, em São Paulo. “Eles também fazem com que haja o aumento na quantidade de toxinas no organismo e, por tabela, de radicais livres”, completa a nutricionista Paula Castilho, diretora da Sabor Integral Consultoria em Nutrição, em São Paulo.

Os primeiros sintomas percebidos por quem ultrapassa os limites nas garfadas e nos goles são cansaço excessivo, falta de concentração, dores de cabeça, diarreia ou prisão de ventre, ganho de peso, dificuldade de fazer o ponteiro da balança baixar e piora na celulite. “Há também a retenção de líquido, que provoca inchaço, e o aparecimento dos gases”, acrescenta Andrea Frias, que é PhD em nutrição pela Universidade de São Paulo e coordenadora do Centro de Pesquisas Sanavita, na capital paulista. “A longo prazo, isso também favorece o envelhecimento precoce e nos deixa mais vulneráveis ao surgimento de doenças”, reforça Paula Castilho.

Limpando a área

Uma boa maneira de amenizar o estrago é lançar mão da desintoxicação, conhecida popularmente como detox, que funciona como uma verdadeira faxina no organismo. O primeiro passo é retirar completamente do cardápio os produtos industrializados, refinados e ricos em sal, açúcar, gorduras ruins e aditivos, e bebidas alcoólicas. “No lugar disso, colocamos alimentos repletos de fibras e substâncias antioxidantes, como as frutas e as verduras”, diz Paula. Carnes brancas, sementes de linhaça, gergelim, chia e grãos como feijão, grão-de-bico e ervilha, além de carboidratos integrais, também são bem-vindos nessa fase. E, claro, a hidratação é fundamental – pode investir pesado em litros e litros de água, chás e sucos naturais.

O período em que o detox deve ficar em cena depende de quanto você exagerou e da sua disciplina. Normalmente, em poucos dias já é possível perceber os seus efeitos, em especial a redução do inchaço na barriga e a sensação de leveza e bem-estar. “O indicado é que ele dure no máximo um mês”, diz Beatriz. Depois disso, o ideal é manter uma alimentação livre de substâncias nocivas. “Como não é possível ficar totalmente a salvo delas, é importante que a pessoa repita esse tipo de dieta mais radical de vez em quando para que o organismo se mantenha funcionando a todo vapor”, recomenda Andrea Frias.

Marcar uma massagem também é bom para quem precisa eliminar o excesso de toxinas, diminuir o inchaço e combater a celulite. “A mais indicada, nesse caso, é a drenagem linfática, pois ela melhora bastante o fluxo dos líquidos corporais, proporcionando a sensação imediata de conforto e aumentando a eficácia geral do sistema imunológico”, explica Ana Cristina de Oliveira Markowski, fisioterapeuta do Fit Spa, em São Paulo. “O recomendado é que, no início, sejam realizadas duas ou três sessões semanais, dependendo do caso. Mas os benefícios já podem ser notados na primeira”, garante a especialista.

Sucos desintoxicantes

Eles são uma opção prática, saudável e muito saborosa para quem quer livrar o organismo dos excessos cometidos em alguma data especial. “O segredo é misturar frutas, vegetais, ervas, grãos e líquidos”, indica Andrea Frias. Confira três receitas das experts:

Foto: Getty Images

Suco de laranja, couve, cenoura, mamão e maçã
(Receita de Paula Castilho)

Ingredientes:
· 1 copo (200 ml) de suco de laranja
· 4 folhas de couve-manteiga
· 1/2 cenoura média crua
· 1/4 de mamão papaia
· 1/2 maçã
· Sucralose (adoçante à base de derivados da cana-de-açúcar) a gosto

Modo de preparo:
Descasque as laranjas, eliminando a parte branca. Em seguida, bata os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida.

Foto: Getty Images

Suco de abacaxi, hortelã e chá verde
(Receita de Andrea Frias)

Ingredientes:
· 3 fatias de abacaxi
· 5 folhas de hortelã
· 1 copo (200 ml) de chá verde solúvel preparado
· Gelo à vontade

Modo de preparo:
Descasque o abacaxi, corte as fatias e retire o miolo. Junte todos os ingredientes e bata no liquidificador – inclusive o gelo. Passe a mistura em uma peneira e sirva imediatamente.

Foto: Getty Images

Suco de maracujá com agrião
(Receita de Beatriz Botequio)

Ingredientes:
· 1 colher (sopa) de suco de limão
· 3 maracujás
· 2 ramos de agrião
· 2 folhas de hortelã
· 1/2 copo de iogurte desnatado
· 3 xícaras de água
· 1 colher (sobremesa) de aveia
· 1 colher (sobremesa) de amaranto
· Adoçante sucralose a gosto

Modo de preparo:
No liquidificador, bata o suco de limão com o maracujá. Coe bem. Adicione os outros ingredientes e misture até que fique homogêneo.

By:  Reportagem: Thais Szegö - Edição: MdeMulher /Conteúdo Elle
Exagerou na Páscoa? 3 Sucos detox pra por a casa em ordem!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *